O período embrionário vai da 3ª a 8ª semanas pós-fecundação. Nele começam a se formar os órgãos, os membros superiores e inferiores. O ser em desenvolvimento adquire a aparência humana, embora ainda não esteja maduro para viver fora do útero. No final da oitava semana o pequeno embrião mede cerca de 3 cm e já possui uma cabeça com olhos e orelhas evidentes, bem como pequenas mãos e pés, com dedos individualizados.

Da 9ª até o nascimento, o ser é denominado feto. Na fase fetal ocorre o crescimento e amadurecimento das estruturas que iniciaram sua formação na fase embrionária. Entre os órgãos, o pulmão é o último a estar suficientemente maduro, e isso explica porque muitos nascidos de parto prematuro,necessitam de respiradores e de cuidados intensivos após o parto.

Tudo isso pode ser observado na coleção “desenvolvimento humano normal”, na qual há 2 embriões e 11 fetos, começando por um embrião de 7 semanas no interior da cavidade amniótica, e finalizando com um feto de 38 semanas.

Topo
Faculdade de Medicina, Área de Morfologia, 2º andar - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1920 E-mail: mahunb@gmail.com
Copyright © 2019 - 2021