O evento Museu de Anatomia Humana: Ciência, Arte e Inclusão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia fez parte do evento sede da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizado Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade no período de 15 a 21 de outubro de 2018. O evento contou com o envolvimento da Universidade de Brasília, da Rede Distrital de Educação e Divulgação Cientifica – RedeCIÊNCIA, da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, além do apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

Com a finalidade de tornar mais compreensível e acessível ao público o acervo existente no Museu de Anatomia Humana da UnB, nossas atividades foram pensadas com o objetivo de gerar conteúdo científico e cultural que aproximasse e estimulasse o público a visitar espaços de conhecimento e cultura de Brasília, dentre eles, museus universitários de ciência da Universidade de Brasília. Para tanto, criamos um novo recorte temático, que foi explorado neste evento. Ao longo dos sete dias de evento contamos com a participação da equipe de mediadores do Museu de Anatomia da UnB (MAH), composta por 40 estudantes universitários, para atender ininterruptamente o grande público que visitou nosso espaço nos horários de funcionamento do evento sede da SNCT-2018. Atendemos cadeirantes, pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva  deficiência intelectual. O estande do MAH era um dos poucos com recepção e atendimento em língua brasileira de sinais (LIBRAS). Desta forma, nosso evento esteve intimamente alinhado ao tema desta edição da SNCT “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Exposições

Exposição “O Mesentério”

Nesta atividade apresentamos uma exposição sobre "O Mesentério", complexo estrutural de tecidos conjuntivo, nervoso e vascular, reconhecido pela comunidade cientifica recentemente como um novo órgão do corpo humano. Imagens de autoria de Jean B. M. Bourgery foram impressas em grande formato e alta resolução e expostas aos visitantes.

Exposição “Órgãos do Sentido” e a “Anatomia na Palma das Mãos”

A exposição “Órgãos do sentido” apresentou modelos didáticos de pecas anatômicas paralelamente a peças anatômicas humanas reais correspondentes, de modo a explorar as diversas possibilidades de fruição do publico, permitindo maior interatividade e acessibilidade. Os modelos anatômicos em material sintético foram tocadas, manuseadas e comparadas às estruturas originais. As peças foram o ponto de partida para tratar de temas em anatomia, fisiologia e saúde dos órgãos dos sentidos. Especificamente, apresentamos peças anatômicas humanas responsáveis por paladar, tato, olfato, visão e audição. Os assuntos tratados incluíram (i) questões associadas as deficiências sensoriais, por exemplo, surdez e cegueira; (ii) interação entre os sentidos; (iii) os sentidos como forma de comunicação entre o corpo humano e seu exterior; e (iv) o sistema nervoso central como o grande integrador e interprete dos estímulos ambientais.

Exposição Anatomia do Desenvolvimento

O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da UnB (MAH) conta com um rico acervo de Biologia do Desenvolvimento, contendo fetos em diferentes estágios ao longo de todo o desenvolvimento humano intrauterino. Nesta atividade expomos parte deste. Fetos humanos reais em diferentes etapas representativas de desenvolvimento foram expostos em vitrine em ordem ontogenética. Esta foi uma das atividades que captou mais atenção dos visitantes, principalmente entre crianças e mães.

A atividade #mahsnct2018 foi popular entre os visitantes do nosso espaço e contribuiu para a divulgação de nosso evento. A atividade consistiu na disponibilização de um esqueleto fabricado em material didático para que os visitantes pudessem tirar fotografias. A popularidade desta atividade evidencia o interesse e curiosidade naturais das pessoas pelo corpo humano.

Topo
Faculdade de Medicina, Área de Morfologia, 2º andar - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1920 E-mail: mahunb@gmail.com
Copyright © 2019 - 2021